quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coluna do Milton

Recebi, dia 26, ontem, um livro referente a toda história dessa entidade esportiva, obra escrita pelo Sr.Fernando Hervé Calliari.
Como em todas comunidades gaúchas, lá em Erechim também os Clubes apresentavam dificuldades financeiras, algums desaparecendo e outros surgindo, idêntico ao ocorrido aqui em Giruá.
Esse clube de futebol de campo, fundado em 03.02.1937, durante a reunião de formação, foi sugerido 3 nomes ao novel clube: Brasil, América e Atlântico, vencendo o atual nome por 5 votos contra 3 de cada um dos outros 2 nomes, sendo assim redigido: Atlântico Foot Baal Club. Por quê esse nome saiu vencedor ? Pelas dificuldades que os imigrantes italianos tiveram ao enfrentar o oceano Atlântico para se fixar aqui no estado.
Seu primeiro presidente foi José Viero e as cores do novo clube, evidente que deveriam ser vermelha, verde e branco, como se viu no amistoso aqui de Giruá ante o esquadrão da Morada do Sol, campeã do Interbairros de 2010.
Sua primeira formação:Jandir Cechet, Eddye Matevi,Atilio Calliari, Alb erto Dal Zot, Machiavelli, João Francescheto,Petronio Faccin, Joaquim Lemos, Domingos Viero, Modesto Caldart e Hilário Balvedi.
A origem desse clube de futebol, foi a SOCIETÁ ITALIANA DE MUTUO SOCCORSO XX DE SETEMBRE, fundada em 1915, a fim de socorrer os imigrantes chegados à Boa Vista do Erechim.
O primeiro jogo oficial da equipe foi em 29.08.1937, contra o Germânia com vitória de 3x0.
O campeonato municipal era formado por 4 equipes:Ypiranga,Germânia, 14 de Julho e o Atlántico e já no primeiro ano de atividades, sagrar-se-ia campeão da cidade. Finalizando o ano, o Atlântico realizou um amistoso ante o Veteranos de Carazinho, vencendo pelo placar de 3x1.
Em 1938 o Atlântico sagra-se bicampeão municipal e para comemorar o feito, foi convidado como paraninfo o EC.Cruzeiro de Po.Alegre, sendo goleado por 5x1. Veio o tri em 1939 e o tetracampeonato em 1940. Em 1941 o clube constrói seu primeiro estádio, tendo como 'padrinho' o SC.Internacional de POA, derrotados pelo placar elástico de 11x3.
1971, o Atlântico é convidado pela FGF a fazer parte da 1ª divisão, junto com seu arquirrival, o Ypiranga. O famoso Atlanga, clássico local, foi parar no cenário gaúcho.
Campeonatos conquistados:
Erechim - 1937 a 40 ; 1942 a 44 ; 1946 a 48 ; 1954 a 57 ; 1959 a 65(hepta)
Regional - 1942, 48, 54 ; 1958 a 62(penta) e 1974
Estadual - Vice campeão nos anos: 1948, 54, 61 e 62.
Estatística geral nas competições oficiais: 760 jogos, 435 vit,138 emp, 187 der., 1942 GP e 1114 GC; uma contabilidade positiva.
Em 1977 o clube suspende em definitivo sua participação no futebol.
Em 1983, o estádio se transforma em uma área de lazer e esporte, definida pela AGE de 02.05.1984 e inicia-se a venda de títulos do clube transformado, para a construção dos pavilhões. Em 1985 foi iniciada a construção de sua piscina, pavilhão da bocha, pavilhão do volei e do futsal, sendo convidados a seleção brasileira de futsal, do Grêmio e do Inter, no volei a Enxuta, Sadia e Pirelli. Em 1988/89 inicia a fase das disputas na natação. Em 1989 o Atlântico sagra-se campeão estadual de bocha. Em 1991/92 aparecem as canchas de tênis.
Em 25.05.1991 é implodido seu velho estádio com uma assistência de público idêntica aos melhores jogos de futebol.
1995, campeão gaúcho de voleibol feminino.
Em 1999, o Atlântico aventura-se, novamente, no futebol, agora porém no futsal.
No ano de 2000, o departamento de bocha feminino conquista o título estadual.
Mílton Harvey Schwerz

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AYMORÉ VENCE AMISTOSO CONTRA PALMEIRAS

A equipe sub 16 (aspirantes) do Aymoré, do técnico José Lopes, venceu os aspirantes do Palmeiras, time comandado pelo incansável batalhador Juca Batista, na Taba Índia, pelo  placar de 5 a 3. Sendo que os cinco gols do Aymoré foram marcados pelo atleta Miza, meia direita e grande promessa do nosso futebol, assim como os demais meninos que compõem o grupo do Índio giruaense.
Já a equipe sub 18 (titulares), venceu os titulares do Palmeiras pelo escore de 5 a 1. Mesmo desfalcado de vários jogadores, em virtude das provas do ENEM. Os amistosos estão servindo de preparação  para a disputa da Copa Jerivá deste ano.
Domingo, na Taba Índia tem amistoso entre Aymoré e São Paulo, nas duas categorias, com ínicio às 15hs.

Jocemir Silva

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coluna do Milton

Jogaram nesse último domingo, dia 16, em Guarani das Missões, valendo pontos pela Copa Regional da Amizade, as equipes do Aymoré de Giruá e o representante daquela comunidade.
Na preliminar, os aspirantes do índio giruaense levaram a melhor pelo placar de 2x0, classificando-se com 15 pontos ganhos; 5 vitórias e 1 derrota. A nota estranha da pugna foi que o Ãymoré perdeu 18 oportunidades vivas de gol.
No jogo de fundo, o Aymoré com a ausência de seus 2 arqueiros, Diogo e Jean, escalou o zagueiro Luciano nessa posição. Mesmo com essa tremenda dificuldade, obteve um empate em 4 tentos, com duas viradas no placar.
Com esse resultado, mesmo sem saber do resultado do jogo entre as comunidades de Catuípe e Cerro Largo(Atlético x Grêmio Floresta), o Aymoré obteve sua classificação à fase semifinal, não sabendo se em 1° ou 2° lugar.
Como na outra chave tem jogos atrasados, a estreia do tricolor, na 2ª fase, será, somente, dia 06/nov., não se sabendo o local.
Por outro lado, cfe.informações do presidente Jocemir do Aymoré, essa agremiação estará participando da Copa Jerivá Giruaense desse ano, promoção a cargo do EC.Penharol, atual campeão.
Mílton Harvey Schywerz

AYMORÉ CLASSIFICADO PARA AS SEMI-FINAIS DO REGIONAL

     Em jogo realizado no domingo que passou o Aymoré conseguiu bater pelo placar de 2 a 0 a equipe de Aspirantes do Nacional de Guarani das Missões, consolidando com isso a sua classificação para as semi-finais da categoria, faltando definir ainda qual será o seu adversário.
Fato inédito: Os Aspirantes do Aymoré perderam 18 chances vivas de gol, se convertidos poderia se transformar na maior goleada do Campeonato Regional de todos os tempos.
Já os Titulares com o empate de 4 a 4, também solidificaram sua permanência na competição, restando também a indefinição de seu adversário, pois na outra chave as rodadas que vai definir os classificados estão atrasadas.
Outra indefinição é quanto a liderança do grupo(titulares), pois o Aymoré encerrou sua participação nessa primeira fase, com 11 pontos ganhos
Cerro Largo tem 10 pontos, se ganhar de Catuípe(8 pontos) no próximo domingo, chegará a 13 pontos, se empatar iguala com o Aymoré, definindo o primeiro lugar nos critérios. Se Catuípe vencer Cerro Largo, o Aymoré será primeiro da chave, porque ficaria empatado com catuípe no número de pontos(11), mas no confronto direto leva vantagem, pois venceu uma e empatou outra com a equipe de Catuípe.
Fato negativo do jogo: O Aymoré não teve goleiro para escalar nesse jogo(Jean estava com o Juventus em Passo Fundo e Diogo com problemas particulares não viajou com a delegação), sendo que o zagueiro Luciano teve que quebrar o galho no gol.



Por Jocemir Silva

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saudade

Olá meus amigos giruaenses. Neste momento estou escrevendo do Hotel Center de Gravataí. Fazem apenas dois dias que estou fora de Giruá, mas já estou sentindo uma saudade danada deste povo querido. Torço para que Giruá consiga se projetar mais no nosso esporte. Estou longe mas com certeza estarei acompanhando e torcendo por vocês! Um grande abraço!

sábado, 15 de outubro de 2011

Giruá Esportes

Hoje foi a apresentação do último programa Giruá Esportes pela RÁDIO GIRUÁ! Agradeço a todos que participaram dos quase 10 anos de jornadas radiofônicas no nosso município. Me despeço com o coração lacrimejando, mas com a certeza de que tentei fazer um bom trabalho! Foi muito bom o quando durou...
Deixo aqui um grande abraço e muito obrigado, a todos que fizeram parte de minha história em Giruá!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aymoré vence o Atlético de Catuípe e garante classificação.

Jogando nesse último domingo, na taba índia de Giruá, dia 2, o tricolor giruaense bateu ao co-irmão de Catuípe, o Atlético Pró-Morar, no penúltimo jogo do returno, garantindo a classificação com 10 pontos.
Dependendo do resultado ocorrido, ontem, em Cerro Largo, entre o Grêmio Floresta de CL e o Guarani das Missões, o Aymoré poderá estar ponteando a liderança de sua chave, na categoria titulares. CLargo vencendo, também atingirá a mesma quantidade de pontos, aí entrando no confronto direto, que está igual, uma vitória para ambas equipes e a decisão seria nos gols sofridos.
Os aspirantes abriram o jogo inicial da tarde, mesmo com grande atraso, haja vista o ônibus que trazia a delegação até Giruá, quase sofreu um acidente grave, em virtude de um pneu dianteiro ter furado, indo o coletivo parar na contramão, na RS-344.
Vitória de 3x1 pró índio local, atingindo  12 pontos, já classificado à etapa seguinte.
No jogo de fundo,  com a vantagem incial de 1x0 no 1° perído,através jogada espetacular de Ebinho pela direita, cruzando para a área, que Itaguaci antecipou ao zagueiro, finalizando de cabeça, ampliando no 2° para 2x0, através de Leandro Pinto, descontando de penalidade máxima o Atlético, quase ao apagar das luzes.
Jogou o Aymoré com Diego:Jeferson,Luciano, Fernando e Fábio- Pinto, Maikel, Ebinho e Tiarles- Clóvis e Itaguaci.
A última rodada deverá ocorrer em Guarani das Missões, com a ida do EC Aymoré até aquela localidade e o outro jogo deverá ocorrer em Catuípe entre Atlético x Grêmio Floresta de CLargo.
Mílton Harvey Schwerz.

Por Milton Schwerz

GIRUÁ 5 X 2 ROLADOR

Valendo pontos, na abertura da 2ª fase pela AMM, no ginásio municipal de esportes de Giruá, nesse dia 02/out., a equipe de futsal giruaense fez por merecer essa goleada, haja vista a disposição de seus componentes em quadra, com muita marcação e disposição, não pela 'fraqueza' técnica de seu adversário, pois esses sempre martelaram a meta de Giruá, arrematando muito mais que nosso quinteto, inclusive batendo a bola em 4 oportunidades na meta de nosso arqueiro Rovian, que por sinal, foi o principal elemento de nossa equipe, com excelentes defesas. Vencemos, porém fomos muito pressionados pelo visitante.
Essa rodada, composta ainda de mais um jogo preliminar entre os representantes de Cerro Largo e de Guarana das Missões, foi vencida por CL pelo placar elástico de 9x1, equipe que é a favorita pelo título, em virtude do extraordinário entendimento dentro de quadra de seus atletas.
Quanto ao diminuto público espectador é motivado por N situações: A má divulgação, o receio do público de enfrentar animosidades e também pela falta de vitórias de nosso time local no certame da RBS TV.
Fiquei impressionado com a torcida vibrante de Rolador, que vieram em um micro ônibus e torceram muito durante todo o jogo, mesmo sendo goleados; era uma torcida mista, de homens e mulheres adultas e de torcida jovem também, sempre dentro de um padrão de urbanidade, sem agressões verbais, o que também me estimulou a torcer por nossa equipe local, o que levou a pessoas locais, de muita idade, também a torcer por nosso esquadrão, pessoas tais como, Vilmuth Rochneski, Fernando Pazdziora e outros, pois foram 'contaminados' pela torcida adversária e por meu estímulo de torcedor. Depois do embate, fui conversar com a flamante torcida de Rolador, que aceitaram meus cumprimentos e minhas observações, quando fui convidado a comparecer no jogo de volta; um jovem da torcida insistiu para minha presença naquela localidade, quando iria me oferecer cerveja, mas lhe informei que não bebo tal bebida.
Então caros leitores, para fazer futebol não há necessidade de agressões físicas, nem verbais para se ter um grande espetáculo esportivo, sempre com o intento de mostrar educação e civilidade de um povo. Atitudes assim urgem, pois ações contrárias, denigrem o esporte, a afluência de público é reduzida, sendo esse o grande motivo desagregador das participações de bons momentos no esporte.
Defenderam as cores de Giruá: Rovian, César Batata, Ique, Fernando P, Maikel, Faísca, Tonho, Jonas, Alan e Marcinho. Clóvis estava suspenso e Cleito não compareceu.
No jogo de volta, que será eliminatório em Rolador ou Cerro Largo, um empate bastará para a classificação, até numa derrota por diferença de 2 gols.
Mílton Harvey Schwerz

domingo, 2 de outubro de 2011

Onde esta o torcedor giruaense?

Torcida de Rolador, pequena mas barulhente.
Realmente eu não sei o que acontece com o torcedor giruaense. Neste último sábado Giruá jogou em casa representando o nosso município em um regional de futsal, era para estar com o ginásio não lotado mas pelo menos um número digno de torcedores para apoiar os nossos meninos que nada estão ganhando para defenderem o nome da "capital da produtivadade"! Por que acontece isso? Giruá fez uma belíssima apresentação, goleou de 5 a 2 a boa equipe de Rolador, infelizmente poucos previlegiados puderam assistir! Rolador apesar de estar jogando fora de casa trouxe uma pequena, mas barulhenta torcida, que mesmo perdendo não deixou de apoiar o time do seu município. Parabéns Rolador!!! E nós os giruaenses???

Giruá goleia Rolador pela AMM de futsal

Ique marcando o primeiro gol para o time de Giruá
Neste último sábado a equipe de Giruá recebeu o time de Rolador e goleou pelo placar de 5 a 2 jogo válido pela primeira rodada da segunda fase da Taça AMM de futsal. O jogo iniciou bastante equilibrado, e aos poucos a eaquipe giruaense foi se impondo e abriu o placar com Ique que chutou forte no alto do goleiro de Rolador. O segundo saiu no segundo tempo, gol giruaense marcado pelo Joneca que dominou de costa para o gol, girou em cima do adversário e fez 2 a 0. O terceiro gol saiu dos pés do ala Faisca que de canhota ampliou a vantagem para o time giruaense. A equipe de Rolador conseguiu descontar através do fixo Alexandre. O quarto gol do time de Giruá foi marcado pelo Alan que ainda teve mais duas oportunidades que infelizmente acabaram não sendo convertidas em gol. Giruá fechou a sua contagem através do Ique que novamente de longe chutou forte para o fundo das redes do goleiro de Rolador. No final da partida a equipe de Rolador ainda conseguiu descontar através do Alexandre.
Pouco torcedor foi ao ginásio acompanhar o time giruaense
Agora a equipe giruaense se prepara para novamente enfrentar a equipe de rolador no município de Cerro Largo no sábado que vêm.