quarta-feira, 18 de abril de 2012

100 ANOS DE SANTOS F.C. - MAIS UMA DO BAÚ DO MÍLTON HARVEY

BAÚ DO MILTON
ERA FÉRIAS DE INVERNO DE 1961, IAM PARA PORTO ALEGRE OS PRIMOS, EGON VALTER SCHWERZ(11 ANOS) E MILTON HARVEY SCHWERZ(14 ANOS), ATÉ A CASA DE LAURO DAUBERMANN E ESPOSA ISOLDE,TIOS DE EGON E PRIMOS DO MILTON, PASSAR ALGUNS DIAS COM O CASAL, MORADORES DA RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, CENTRO.
FORAM DE 'PULLMANN', DA OURO & PRATA, ASSIM ERAM DENOMINADOS OS ÔNIBUS DESSA EMPRESA, POIS NA CORRACERIA APARECIA O NOME DO FABRICANTE.
NA VIAGEM, PARAMOS AO ALMOÇO EM SOLEDADE. VÁRIAS PESSOAS FICAVAM DESLUMBRADAS, POIS 2 GAROTINHOS VIAJAVAM SOZINHOS, UM CABEÇA PRETA E OUTRO DE CABEÇA BRANCA(CABELOS).  FORAM SERVIDOS E SENTADOS TRANQÜILOS AO ALMOÇO, COMO SE FOSSEM GENTE GRANDE. SENHORAS COM SEUS FILHOS PEQUENOS VINHAM CONVERSAR CONOSCO.
CHEGAMOS EM POA, ERAM 19,30 H, SAINDO DE SANTA ROSA ÀS 5 H; LEVAMOS 14,30 H DE VIAGEM. HOJE LEVA-SE 7 HORAS DE ÔNIBUS E DE AUTO FAZ-SE EM 6 H.
COMO O CASAL ANFITRIÃO TINHA UM FILHO DE CABELOS RUIVOS, EM TORNO DE UNS 7 ANOS, IMAGINE A ISOLDE SAINDO COM 3 'FILHOS', CADA UM COM CABELOS DE UMA COR; NAS LOJAS, AS ATENDENTES VINHAM BATER UM PAPO CONOSCO E FICAVAM ADMIRADAS. ELAS PERGUNTAVAM DONDE A GENTE ERA E EU, O MAIS VELHO, TINHA QUE DAR AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES. QUANTOS SORVETES A GENTE TOMOU, OUTRAS GULOSEIMAS QUE A TIA ISOLDE NOS FORNECIA. LEMBRO-ME DO PRIMEIRO ALMOÇO NA MORADIA DELES. ELA PREPAROU ALGUNS PRATOS E NO DE ARROZ INTRODUZIU  UMAS LINDAS ERVILHAS. NA HORA DE COMER, EGON E MÍLTON COLOCAVAM AS ERVILHAS DE LADO. IMAGINE O CONSTRANGIMENTO DA QUERIDA TIA ISOLDE, POIS AS 2 FIGURAS NÃO GOSTAVAM DO CEREAL.
JOGÁVAMOS BOLA NA CALÇADA DA RUA CRISTÓVÃO COLOMBO, DE PÉS DESCALÇOS, COMO ÉRAMOS ACOSTUMADOS A JOGAR EM CRUZEIRO(SANTA ROSA). ELES MORAVAM NO INÍCIO DA RUA, ISTO É, NA PRIMEIRA QUADRA; ACABAMOS QUEIMANDO A SOLA DOS PÉS. MAIS DE UM MÊS DEPOIS, JOGANDO NUM GRAMADO DE CRUZEIRO, LEVEI TREMENDO SUSTO, POIS TODO O COURO DO SOLADO SAIU, IMAGINANDO COMO IRIA CAMINHAR. MAS ACIMA DESSE VELHO COURO, JÁ HAVIA REGENERADO OUTRO. UFA!
MAS O MAIS GOSTOSO DA VIAGEM, FOI QUANDO LAURO, NUM CERTO MEIO-DIA,  MOSTROU-NOS INGRESSOS PARA O JOGO GREMIO X SANTOS, PELA TAÇA DO BRASIL DE 1961. ERA A MESMA COMPETIÇÃO DE HOJE, A COPA DO BRASIL. UM JOGO EM CASA E OUTRO FORA, SÓ NÃO HAVIA O GOL QUALIFICADO FORA DO SEU DOMÍNIO.
LÁ FOMOS NÓS, EM TORNO DAS 17,30H, AO OLÍMPICO, SENDO QUE O JOGO INICIAVA PELAS 21 H. CONSEGUIMOS UM BOM LUGAR, CENTRAL DAS ARQUIBANCADAS; FOI UM MOMENTO INESQUECÍVEL PARA NÓS 2 INTERIORANOS.
PELO LADO DO GRÊMIO ESTAVAM O GOLEIRO ALBERTO, ZAGUEIRO AIRTON, LATERAL ORTUNHO, VOLANTE ÉLTON, MEIA MÍLTON KUELLE, ATACANTE LUMUNBA, MEIA GESSI, PONTA VIEIRA, ZAG.ENIO RODRIGUES..
PELO SANTOS - GILMAR, MAURO,ZITO, MENGÁLVIO, DORVAL, COUTINHO, PELÉ E PEPE, QUE SE TORNARIAM CAMPEÕES MUNDIAIS NAQUELE ANO E BI EM 1962, UMA VERDADEIRA MÁQUINA DE JOGAR FUTEBOL.
VIMOS A FAMOSA TABELA ÁREA DE PELÉ COM COUTINHO. UM GILMAR SEGURO NO GOL.
O GRÊMIO SAIU NA FRENTE, JOGADA PELA PONTA ESQUERDA, COM PAULO LUMUMBA DESFERINDO UMA BOMBA DE PÉ ESQUERDO, NO ÂNGULO SUPERIOR DE GILMAR, BATENDO AINDA NO TRAVESSÃO E ENTRANDO. FOI UMA LOUCURA NAS ARQUIBANCAS, SAIR NA FRENTE E COM UM GOL ESPÍRITA.
DEPOIS O SANTOS MOSTROU PORQUE SERIA CAMPEÃO MUNDIAL DAQUELE ANO. VENCEU POR 3X1, LEMBRO QUE PELÉ MARCOU 1 GOL, MAS NÃO LEMBRO MAIS DOS OUTROS 2.
FAZ SÓ 51 ANOS QUE ISSO OCORREU.LEMBRO DA TABELA QUE O 'NEGÃO' FAZIA NAS CANELAS DOS VOLANTES E ZAGUEIROS DO TRICOLOR. ELE CONDUZIA A BOLA, CHUTAVA NA DIREÇÃO DAS PERNAS DOS ADVERSÁRIOS E SAIA COM ELA DOMINADA NA FRENTE. LEMBRO DOS POTENTES CHUTES DO PEPE, VERDADEIROS MORTEIROS. DA LENTIDÃO DO EFICIENTE ARMANDOR MENGÁLVIO, QUE JOGOU NO AYMORÉ E NO GRÊMIO, ANTES DE IR PRO SANTOS. DA VELOCIDADE E HABILIDADE DE DORVAL, PONTEIRO GAÚCHO, QUE JOGOU TAMBÉM NO GREMIO.
PERDEMOS O JOGO, MAS, COMO ESPECTADORES, FIZEMOS PARTE DESSA LINDA HISTÓRIA FUTEBOLÍSTICA DO FANTÁSTICO ESQUADRÃO DAS PRAIAS SANTISTAS. FOMOS PRIVILEGIADOS COM UM GRANDE ESPETÁCULO, DE UM CLUBE QUE ASSOMBROU O PLANETA, POIS PAÍSES DAS AMÉRICAS E DA EUROPA, REQUISITAVAM ESSE FABULOSO CLUBE DE FUTEBOL, A DAR ESPETÁCULOS. O SANTOS JOGAVA NO ESTRANGEIRO A CADA 2 DIAS. ERA UM ABSURDO O DESGASTE FÍSICO E TAMBÉM O DOS DESLOCAMENTOS AOS PAÍSES VISITADOS.
MILTON H. SCHWERZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui o Seu Comentário . Obrigado!